As funções de um gestor de frotas não são tão bem definidas quanto as profissões mais tradicionais, como de um advogado, administrador ou médico. Esse profissional é o responsável por controlar os veículos de uma empresa.
Ter um gestor de frotas é essencial para empresas que tenham mais de 3 veículos. Nem sempre essa função é desempenhada por um profissional específico, na maioria das vezes a função é executada por alguém com um cargo relacionado à logística, por um gerente administrativo ou até mesmo pelo proprietário da empresa.
Para você que tem interesse no assunto, listamos quais são as funções de um gestor de frotas e ainda as principais habilidades necessárias para este profissional. Confira:
O gestor de frotas é responsável por organizar e se comunicar com toda a sua equipe de trabalho, além daqueles responsáveis por oficinas, clientes dos serviços de frota e outros, eles são considerados adjacentes.
O que isso quer dizer? Que é necessário ter habilidade para liderar e se relacionar com pessoas em vários níveis, já que o profissional precisará estar em contato com vários perfis, funções e contextos envolvendo outros indivíduos.
Um bom gestor de frotas precisa também ter um bom tino comercial para lidar com fornecedores e negociar serviços e suprimentos.
É necessária uma competência administrativa para este cargo, já que ele precisa ter controlar as necessidades de suprimentos e serviços, buscar alternativas e realizar boas escolhas em tempo hábil.
Um bom gestor deve ter um grande foco na prevenção, para que não tenha que perder tempo no futuro fazendo correções.
Profissionais minuciosos e aplicados conseguem identificar possíveis problemas antes que eles aconteçam e, assim, evitá-los. Esse tipo de ação reduz tempo e gastos.
Por mais que existam sistemas muito modernos de gestão de frota, sozinhos, eles não garantem uma boa gestão de frota. Eles precisam ser utilizados por profissionais qualificados para apresentar resultados satisfatórios. Por isso, o gestor de frota é essencial.
Um bom gestor de frotas precisa, essencialmente ser organizado. Esta é uma competência fundamental na rotina de controle dos processos e da gestão de uma frota. Esse profissional está a todo o tempo em lidando com vários fluxos de trabalho, em contato com manuais e regras e, além disso, ter que acompanhar todos os detalhes da operação.
É uma de suas funções dimensionar o tamanho e especificações da frota, quais tipos de veículos têm nela e quais são necessários, estabelecer limites e regras, controlar os custos e manutenções preventivas e corretivas dos veículos, determinar horários e rotas, entre outros.
A visão analítica é outra qualidade fundamental de um bom gestor de frotas. Observando analiticamente os processos e fluxos de trabalho que cercam a frota e suas atividades é possível ter um conhecimento operacional e técnico muito profundo, além de saber lidar melhor com os clientes, tanto internos quanto externos.
Para melhorar os processos da logística é necessário muito mais que apenas entender a área de frotas, é preciso compreender as questões que estão ligadas à gestão dos veículos e, isso ainda ajuda a aproximar o gestor do restante da equipe e dos clientes.
Planejar ações em curto, médio e longo prazo é mais uma habilidade muito importante para os gestores de frota. Ele precisa conhecer todo o histórico de resultados, saber bem como analisar e interpretar os KPIs (indicadores chave de performance) e conseguir informações sobre todos os processos da gestão de frotas.
Questões como o consumo de combustíveis, o controle de manutenções e os recursos humanos são parte do planejamento das atividades da frota corporativa, e indispensáveis para uma boa gestão.
Tendo tudo isso em mãos, é possível estabelecer todos os passos da equipe, desenhar novas estratégias e colocá-las em prática com cuidado, fazendo, assim, que os objetivos da empresa sejam atingidos.
Saber liderar é importantíssimo para um gestor de frotas, já que eles precisam coordenar o trabalho das equipes inteiras, instruindo a melhor utilização dos veículos ou recursos da empresa.
Conhecer bem cada integrante de seu time também é um dos deveres de um bom gestor de frotas, assim ele conseguirá mais facilmente influenciar de forma positiva as atitudes dos profissionais que compõem a equipe em seu dia a dia.
Um bom líder precisa conseguir separar seu lado pessoal e emocional nas situações dentro da empresa. Ele precisa conseguir lidar com conflitos sem que a sua opinião pessoal pese para nenhum lado.
O gestor deverá saber os momentos de elogiar a sua equipe bem como fazer as críticas construtivas necessárias sem causar reações negativas pelos colaboradores.
Conhecer o mercado, visualizar as mudanças e estar atento às atualizações também é uma característica que todo bom gestor precisa ter. Dessa forma, ele consegue estar sempre por dentro das novidades e tendências e trazer essas informações para dentro da empresa, saberá quando houver mudanças em leis, entre outras situações que podem trazer consequências e resultados na área.
A eficiência da logística depende de um bom trabalho do gestor de frotas. Para isso, além de contar com tecnologias e ferramentas que ajudem a potencializar a execução dos processos, é necessário contar com profissionais qualificados e bem capacitados.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor e possa auxiliar o seu trabalho dentro da empresa. Gostou do que leu? Compartilhe também com seus amigos em suas redes sociais para que eles também conheçam melhor do assunto.